domingo, 2 de abril de 2017

Corrida Dia do Pai Porto 2017 - Rescaldo

Já se tornou uma tradição participar nesta corrida. Foi nesta prova que me estreei nestas andanças, e desde então creio que não falhei um ano. Felizmente abordei esta prova sem os problemas/preocupações que tive um ano antes, pelo que a expetativa era sobretudo divertir-me. Com a preparação para a Maratona de Madrid a rolar mais ou menos conforme planeado, fui para este prova sem pretensões ao nível de tempo, mas já assim foi noutras provas, e depois acabei tendo prestações bem agradáveis. Será que desta vez foi assim?


A foto diz tudo não diz? Nossa tinha muitos atletas. Dá gozo ver a moldura humana que esta prova tem, ano após ano, mostrando que o desporto não pára de crescer. 

Como foi a prova?
Um dos erros que cometo sistematicamente, é que vou para o local de partida muito em cima da hojra, o que faz com que parta atrasado. Desta vez não foi exceção. Embora me tinha inscrito no grupo dos mais rápidos, a verdade é éramos mesmo muitos. Há hora prevista, foi dado o tiro de partida.

Foram precisos mais perto de 3 kms até conseguir correr sem tanta gente dos lados, e sobretudo sem ter que ultrapassar constantemente outros participantes. Naturalmente, os mais rápidos já lá iam, mas nao obstante isso, o facto de não partir logo colado a atletas melhor preparados que eu, dificulta a vida de quem quer lutar por record pessoal. Se conseguirmos logo á partida coluramo-nos a alguém mais rápido, temos mais hipóteses de conseguir melhorar nossa marca pessoal.

Antes da prova começar tive tempo de decidir o que queria fazer. "Matar-me" pelo melhor resultado possível, ou ir um pouco mais relaxado. Como o tempo estava perfeito para correr, decidi começar bem forte, e ver até onde podia aguentar. Meus parciais não enganaram. Primeiros 2 kms rondaram o 04:00, reflexo em parte da confusão da partida, e depois até ao km 5 fui sempre num ritmo bem constante a rondar os 03:55. Depois disso comecei a pagar o esforço de estar a correr a um ritmo que não costuma correr, e para o qual não me preparei devidamente. Afinal preparar para uma Maratona não é o mesmo que preparar para provas curtas. 
Esta prova não é a ideal para tempos, ali pelo km 7 apanhamos parte da subida para Avenida Boavista, que por norma causa muitos danos. Como já conheço bem o percurso, procurei gerir meu esforço nessa fase. 
Quando demos meia volta na subida para a Avenida da Boavista, deixei passar uns 10/15s para baixar um pouco as BPM, e aproveitando o facto de ser a descer, acelerei o mais que pude, o que se refletiu de imediato no parcial do km 8, onde a uma dada altura sou ultrapassado por outro corredor, claramente num ritmo mais rápido. Tentei acompanhar mas sem hipótese, era demais para mim.


Esta foi a foto mais "simpática" que me tiraram, porque na verdade não ia 100%, ia a 110%. Foi uma parte final de faca nos dentes, a sofrer muito, na tentativa de fazer o melhor tempo possível.
Terminei a prova com 9.80kms no relógio e fiquei deveras chateado com isso, pois fiz tempo para record pessoa. Que fiz? Pausei o relógio, e mal tive oportunidade fiz os restantes 20m, até chegar aos 10kms, com o cuidado de tentar fazê-los ao ritmo com que acabei. Fiz batota? Um pouco quiça, mas quem corre sabe bem o que isto é. Matei-me para fazer o tempo que fiz, e não ia deixar que 20m me tirassem meu record pessoal.
 Meu tempo final? 00:39:10 cerca de menos 20s que meu record pessoal anterior.

Terá sido a terceira ou quarto vez que assumidamente fui para uma prova sem expetativas de record pessoal, e depois saio com record pessoal. Garanto que não é bluf, mas o que é certo é que tem resultado.

Esta foi a minha última prova antes da Maratona de Madrid, onde espero não só chegar ao fim, mas conseguir melhor minha marca pessoal.

Boas corridas para todos

Comente com o Facebook: