quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Rescaldo - Trail da Guarita 2016

A menos de um mês da Maratona do Porto, de volta a um Trail para continuar minha preparação para o grande desafio da minha (pseudo) carreira com corredor (tens cá uma moral rapaz!! eheh). Alguns diriam que é asneira fazer trail, tão próximo da Maratona, devido aos riscos de lesão, mas eu não vejo assim. Vejo isto como um bom complemento, para a monotonia que é correr em estrada. Corremos sempre mais em provas. A forma física embora lentamente, está a aumentar e isso transpareceu nesta prova.


O meu último trail, o Celtic Challenge, não correu nada bem. Claramente não tinha preparação para fazer a prova, o que me deixou um pouco desanimado e preocupado. Desde ai procurei aumentar o volume de treinos, e tinha este Trail da Guarita como o primeiro teste às pernas. Tinha planeado fazer o Trail Longo da Guarita, com cerca de 25kms.

Confusão das antigas
Faço parte de uma equipa com muitos atletas. A maioria compete apenas para se divertir, optando sempre por fazer os trails curtos. Ora, o responsável pela minha equipa, por razões que o só próprio saberá, ficou com a ideia que eu tinha pedido para me inscrever no Trail Curto. Como tínhamos combinado entregar-me o dorsal antes do inicio da prova, jamais me passou pela cabeça que tivesse confundido as coisas. Resultado, o speaker a anunciar "10 min até ao inicio do Trail longo", e o Nuno (responsável pela equipa) ainda a cerca de 1km do local de partida, a receber outros membros da equipa. Visto que ele estava convencido que eu ia fazer o Trail Curto, não se preocupou em chegar a tempo da partida do Trail Longo. Resultado? A malta do Trail Longo partiu, e eu fiquei por terra. Só quando chegou ao pé de mim, é que se apercebeu da confusão. Resultado? Acabei fazendo o Trail Curto.
Deu para por as mãos na cabeça por ver os minutos a passar e nada de Nuno, mas também deu para rir um bocado "assim não te cansas tanto rapaz...e não esperamos ainda mais por ti!! ehh".
Ao invés de ter feito uma prova onde provavelmente iria sofrer, acabei fazendo um Trail Curto de 15kms, ao ritmo mais rápido que consegui. Fiquei um pouco chateado por não ter feito o que tinha planeado e sobretudo mentalizado, mas haverá tempo para isso.


A prova em si correu bem. Comecei com calma, ligeiramente chateado/desanimado com o desentendimento com o Nuno, até que após alguns kms, vejo um companheiro de equipa a apanhar-me. Um companheiro que nas últimas duas/três provas terminou à minha frente. Foi o suficiente para ganhar aquela motivação extra, do género "desta vez não me ganhas". A partir dai foi dar o litro, e procurar ganhar vantagem onde sabia ser mais forte. No entanto, esse esforço não foi suficiente.. grrrrrrrrrrrrr
Quando corríamos em plano eu tinha mais ritmo que ele. Mas a subir perdia praticamente para todos os adversários, sobretudo quando íamos a pé. Quando era a descer, eu era mais medroso pelo que perdia para ele também. Como a parte final da prova era essencialmente a descer, ele passou-me. Fui tentando mantê-lo no meu raio de visão, para tentar atacar quando voltasse a ser plano, até que apanhei uma companheira num single track que me atrasou um pouco. Nunca mais o vi, mas sinceramente não ia fazer diferença. Desce melhor que eu, e isso fez a diferença.
Obviamente que foi uma picardia saudável da minha parte, que serviu essencialmente como fonte de motivação extra. Ajudou a que desse mais de mim. O que conta é que fiz uma boa prova em relação a outras que fiz recentemente. .

Para a história, fiquei em 63º lugar com o tempo de 01:42:09 (01:39:30 no meu relógio) a cerca de 00:24:13 do primeiro classificado. 

E agora
A Maratona está cada vez mais próxima. Como já disse anteriormente, aumentei o volume de treinos, e o cansaço começa a fazer-se sentir. O próximo fim-de-semana terá por ventura o treino mais importante da minha preparação. Tenho planeado um treino de 30 a 35 kms Distância que nunca fiz de uma vez só na minha vida, fiz uma vez 29kms num trail. 
No fim de semana a seguir, será o último treino longo da preparação com mais umTrail, desta vez com cerca de 26kms, que pela altimetria, serão bem puxados.
Estou naquela fase do vai ou racha. O corpo pede descanso, mas a cabeça e sobretudo a motivação e receio de falhar não estão a deixar-me dar ouvidos ao que o corpo pede. Que assim continue.

Ah.. relativamente ao joelho.. tem estado impecável.. por vezes alguma dorzita a nível do gémeos, mas já tem sido várias as vezes, em que corro de principio a fim sem qualquer dor, como foi o caso desta prova. Não imaginem a sensação boa que é poder correr sem sentir absolutamente nada de estranho no joelho e arredores. O trabalho especifico de ginásio, alongamentos e massagens semanais estão a ajudar. Oxalá assim continue por muito tempo.

Aquele abraço.

Comente com o Facebook: