sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Rescaldo - Celtic Challenge Trail 2016

Após as férias de Verão e já com algumas semanas de treinos nas pernas para a Maratona que se aproxima(assim o espero) em Novembro, foi tempo de voltar a competir, mais uma vez num Trail, o Celtic Challenge Trail. Sendo uma prova com duas distâncias, uma de 15kms e outra de 25kms, o sensato seria começar pelo trail curto. Acontece que não fui sensato e meti-me logo na de 25kms. Vamos ver como correu.


Meu ultimo trail foi em Julho, com a Expedição ao S. Gonçalo. Foi uma prova super difícil para mim. Muito calor, vários meses sem competir em trails, a desidratação e o forte calor fizeram-me sofrer muito. Desta vez fui para a prova um pouco mais confiante. Sabia que não tinha preparação para os 25kms, pelo que o objectivo era apenas rolar, e dar um pequeno choque ao corpo, levando-o a limites que já não estava habituado. Nas últimas semanas o máximo que corri de uma vez só, foi pouco mais de 18kms, com a agravante de ser sempre em estrada. Como sabemos 10kms em estrada não é a mesma coisa que no monte, pelo que seria utópico pensar que teria preparação para tal.

A altimetria revelava uma prova que para a distância ia ser difícil, com a parte mais difícil a ser os primeiros 15kms, o que me deu algum alento, pois acreditava ter preparação suficiente para essa distancia. O resto como era essencialmente a descer, deveria ser mais fácil de gerir, assim pensei eu.

Comecei a prova com calma, a ter boas sensações nas pernas, mas a acusar o facto de só fazer treinos planos. A prova começou logo com perto de 4kms a subir, meu corpo acusou isso e as bmps subiram logo. Estava muito calor, e tinha pelo menos 3 subidas com bastante inclinação, sobretudo a que levou à ultima zona de reforço com sólidos, pouco depois dos 15kms. Pois bem, minha preparação não era suficiente sequer para os 15kms. Acusei falta de pernas e resistência. A partir dos 14/15kms e depois cada vez pior até ao fim da prova, comecei a ficar com uma enorme tensão muscular nas pernas. Estavam mesmo duras, sem elasticidade/flexibilidade. Até a descer sentia desconforto com o movimento dos músculos. Acredito que se tenha devido a dois fatores. Preparação inadequada para o efeito, e ter aumentado um pouco a massa muscular.
Os últimos kms foram uma luta entre a cabeça e o corpo, com o corpo a querer ir a pé, e a cabeça a tentar contrariar isso. Cheguei a correr em plano a ritmo de jogging, com as bmp's altas, sinal da fadiga que já tinha. Foi um bom treino também para a cabeça.
Consegui chegar ao fim, e agora espero que o pior tenha passado. Claramente não tinha preparação suficiente, e espero que o choque que meu corpo levou, me ajude nas próximas semanas.

Joelho
Não tenho tido problemas ultimamente. Há sempre dorzitas, mas mais perto dos gémeos, mas felizmente não tem piorado. Senti algo durante a prova, mas nunca piorou. As massagens semanais, a aplicação de gelo e talvez, o uso de palmilhas adequadas, tem permitido para já controlar o problema. No entanto, não vou fazer a festa antes do tempo. Será sobretudo a partir desta semana que irei aumentar meu volume de treinos, com mais kms em cada treino. No passado recente, sempre que minha forma melhorava, o joelho começou a queixar-se, pelo que nada de favas contadas. Entretanto já fiz a massagem pós-prova, e as dores sentidas mostram que o problema ainda está lá. Mas curiosamente sempre na zona entre os gémeos e o joelho, e não no próprio joelho.

Organização
Tratando-se de uma prova nova, fiquei surpreendido. Não tenho absolutamente nada a apontar, além do tiro de partida ter sido 10min depois da hora marcada. Marcações de percurso impecáveis, várias zonas de reforço, pessoas simpáticas a ajudar-nos em tudo. Vivemos um ambiente típico da Escócia, com música alusiva. Gostei mesmo muito de tudo que tem a ver com a organização. Faço votos para que continuem assim.

A zona em que a prova decorreu foi muito fustigada por incêndios, obrigando a organização a refazer o percurso mais que uma vez. Dai não ter estranhado ter feito 22,4kms, e não os 25kms previstos. Mas como sofri muito para acabar a prova, até agradeci estes 2,6kms a menos.

A menos de dois meses da Maratona do Porto, espero fazer mais um ou outro Trail, pois acredito que ajuda muito na preparação.

Até à próxima

Comente com o Facebook: