segunda-feira, 4 de julho de 2016

Rescaldo - Corrida S. João Braga 2016

Após um longo tempo de ausência, aqui estou a escrever mais uma crónica. Tem sido tempos muito calmos no que toca a corridas/treinos, e este regresso embora longe das condições ideais, soube bem. Aqui fica o rescaldo da minha participação na Corrida S. João 2016.


Como disse na minha introdução, os últimos tempos não tem sido propriamente ativos. Após várias semanas a competir sistematicamente, os problemas no joelho esquerdo, foram passando para o joelho direito, e com o tempo foram-se agravando mais e mais. 
Depois da minha participação na Corrida do Dia Pai em Março, ainda participei em mais um ou dois trails, mas já sem a mesma motivação, pelo que estive perto de dois meses sem competir, esperando que o segundo conjunto de palmilhas que comprei, após algumas alterações às mesmas, se entende-se melhor com o meu corpo, pois estava a sentir vários problemas de adptação.
Tudo junto, significou em poucos treinos e nada de provas.

Até que chegou Junho, mês do S. João, onde não pude deixar de participar na Corrida do S. João. Participei neste prova também em 2015, na altura também em circunstâncias parecidas, com poucos treinos nas pernas.

Como foi a prova
Infelizmente não consigo conciliar momentos de forma aceitáveis, com momentos sem dores/problemas nos joelhos. Ou é um ou outro. E desta vez, os joelhos não deram problemas, mas a má forma prevaleceu.
Foi um dia de muito calor. Uma uma corrida de 12kms. Tinha como objetivo chegar ao fim e como estratégia começar com calma, gerir ao máximo e se tivesse pernas, atacar perto do fim.

Tudo correu dentro do plano, até cerca de 4kms do fim, onde tentei atacar como planeado. Infelizmente este ataque não correu bem. Como podem ver fiz o km 8 em 4:05 e o km 9 em 04:15. Foi mais ou menos entre o km 9 e km 10, que "abafei" por completo. O corpo não respondeu, senti muito o calor, e não tive disponibilidade física ou mental para aguentar aquele esforço. Claramente ia a um ritmo superior ao que o corpo aguentava, pelo que optei por me deixar ir até ao fim, com alguns picos aqui e ali e uma ponta final um pouco mais forte.
Terminei a prova com o tempo de 00:52:16, cerca de 2min melhor que em 2015. Meu objetivo secreto era terminar a prova abaixo dos 50min. Mas isso como se viu era impossível, face às circunstâncias.
Sem treinos não há milagres. O ponto positivo foi claro, a ausência de dores nos joelhos.

Faço votos para mais provas da minha parte nos próximos tempos. Vamos ver o que ai vem.

Boas corridas :)

Comente com o Facebook: