quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

S. Silvestre Esmeriz 2016 - Rescaldo

Acabei 2015 com uma S. Silvestre, e comecei 2016, com outra. Uma excelente maneira de entrar em 2016, participando numa das primeiras corridas do ano, com muito frio à mistura. O rescaldo desta prova, vem já a seguir.

Após receber um convite de uma colega, decidi participar numa das primeiras (senão a primeira) corrida do ano. Logo no dia 1, em Esmeriz - Braga, uma prova com a extensão de 9kms. Nunca tinha feito esta prova, embora tenha lá estado um ano antes, como parte da equipa da cronometragem.
Foram duas semanas de férias, com bom vida, noites longas, excessos que se refletiram no peso corporal.

Como foi a prova?
Foi-me dito que era uma prova difícil, dentro do que se costuma apanhar numa S. Silvestre, com subidas e descidas cominclinações apreciáveis. Com perto de 500 participantes, a prova tinha alguns atletas de topo portugueses, que por norma terminam sempre bem classificados, nas corridas em que participam.
Estava um inicio de noite frio, bem frio. Tentei aquecer bem, mas senti que não foi suficiente, sobretudo pela minha asma.


Como não conhecia o percurso, fiz um inicio de prova cauteloso. Parti do meio do poletão e tentei aproveitar a fase inicial do percurso com terreno plano ou ligeiramente a descer, para rolar, sem forçar nada, enquanto o corpo se habituava ao esforço. Por isso mesmo, os primeiros kms foram relativamente rápidos, recuperando alguns lugares à medida que o entusiasmo de alguns levava-lhes a melhor, com quebras no seu andamento.

Depois a partir do km 4 mais ou menos, começou a parte mais difícil, com muitas subidas, de inclinação apreciável. Como sempre, procurei resguardar-me, mas o frio, associado às limitações que asma impõe, mais a preparação que (não) tenho, levaram-me a parar minha corrida por uns 10s, no topo de uma subida. Simplesmente abafei! Depois disso, e tal e qual como na 2ª volta da S. Silvestre de Braga, perdi algum gás, e não consegui continuar num grupo em que estava inserido. Nessa fase mesmo a descer, já não me senti confortável para puxar. 
Na parte final consegui atacar, aproveitando o facto de ser a descer, e aqui novamente recuperei alguns lugares, embora poucos, pois nesta fase o poletão estava disperso qb.

A primeira subida a séria da prova, a recuperar alguns lugares
No meu Garmin deu 00:38:52, enquanto pela organização deu 00:38:54, 11º entre os Veteranos I. Pois é, aqui o menino deixou de ser Senior este ano, e passou a ser considerado um cota no mundo das corridas. O tempo não perdoa eh eh. 
Mas voltando à prova, o vencedor acabou a prova com o tempo de 00:28:43, o que prova o que disse anteriormente. O nível era bom. Podem achar que o tempo não foi nada de especial para 9kms, mas não esqueçam que esta prova não era boa para fazer tempos, devido à natureza do percurso.

E o joelho?
Desta vez, e ao contrário da S. Silvestre anterior, senti algumas dores. Nunca passou para um nível insuportável, mas deu seu sinal de vida. A natureza do percurso pode ter ajudado a isso, mas sinceramente não estou surpreendido. Hoje em dia, por vezes até sem fazer nada sinto algo naquela zona. E não, não estou a imaginar :) 
Como já disse anteriormente, acredito cada vez mais que o que tenho lá seja do tipo crónico, que irá aparecer e desaparecer conforme lhe apetece.

Uma palavra para a organização
Cada vez mais me convenço que estas provas, em localidades remotas, são as melhores para se participar. Pagamos 2€ de inscrição, que deram direito a alguns brindes, e no fim uma bifana, sumos, água, bolo rei e bolo de chocolate. Não deram direito a uma shirt (que não me importava de pagar mais para ter), e os tempos ainda foram manuais. Mas sejamos francos, por 2€ que mais podemos nós exigir? Recebemos bem mais do que aquilo que pagámos. Pensando noutras provas semelhantes onde se paga muito mais, dá que pensar. Fico a pensar que para uns isto é mais um negócio e para outros, como a gente de Esmeriz, é outra coisa... mais pura eu diria.

Futuro próximo
Para o futuro próximo, é continuar a treinar. Já tenho um trail para Março, enquanto vejo outras possibilidades. Os treinos continuam sem grandes alterações, pois ainda não tenho uma Maratona em vista nos próximos meses.

Boas corridas e mais uma vez, Bom Ano.

Comente com o Facebook: