segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

S. Silvestre Braga 2015 - Rescaldo

No que toca a corridas, o final de cada ano, representa S. Silvestres em todo o lado. Em 2014 fiz duas. Este ano não tinha planeado participar em nenhuma. Mas depois, numa decisão/impulso de última hora, lá decidi participar, na S. Silvestre de Braga.


Este ano, entrei de férias relativamente cedo. Tinha planeado voltar aos treinos em força, mas um misto de preguiça, com noites mais longas a fazerem-me ver que a idade começa a pesar, fizeram com que não passasse dos dois treinos por semana. No que toca a esta S. Silvestre, deixei o tempo andar, e quando pensei seriamente em inscrever-me na S. Silvestre de Braga, optei por não o fazer, por achar cara demais para a distância que é. Mas confesso, também por não estar com aquela vontade de correr.
Isto tudo, poucos dias depois, de ter falhado um Trail em Viana do Castelo, que já tinha pago. Um jantar de Natal no dia anterior, precipitou o pior. A necessidade de levantar às 06:30, aliado ao sono/cansaço que tinha, levaram-me a não conseguir pura e simplesmente levantar da cama. Nunca antes me tinha acontecido tal coisa. Pura e simplesmente não consegui levantar e acabei dormindo muitas horas.
Nestes dias não só senti na pele o peso da idade que já tenho, mas também que a prática mesmo que amadora, de um desporto como a corrida, obriga a sacríficios, que passam por ter uma vida social mais calma do que tive estes dias. É impossível conciliar as duas coisas e esperar ter resultados.

Mas então quando é que mudei de ideias?
Cada vez mais as festas de Natal, são sinónimo de todo o tipo de eventos, nos centros históricos das cidades, e em Braga não foi excepção. Durante a tarde, houve um desfile pela cidade, no qual participei. Um desfile com muita dança à mistura. Foi um evento muito divertido, pois as ruas estava completamente atoladas de pessoas a ver o desfile a passar.
Pois bem, tanto abanar de capacete espevitou-me, e depois quando dois atletas que iam participar na S. Silvestre, passaram por mim, deu-se o clique... "bora inscrever na prova". Nem perguntei o preço, mas correndo o risco de parecer forreta, 10€ para uma prova de pouco mais de 8kms é um pouco exagerado não? Mais engraçado é o facto de dois dias antes ter-me recusado a participar por achar caro (na altura 7.5€), e depois acabei participando e por um valor superior. Daquelas coisas estupidas que às vezes fazemos.
A parte boa é que agora os tempos passaram a ser eletrónicos, e que as camisolas que deram com os kits, serem indicadas para correr (as anteriores não serviam nem para dormir). Come me inscrevi umas 2h antes da corrida, lixei-me na camisola. Só tinham tamanhos S e XL.

Como foi a prova
Não tenho acesso a números de anos anteriores, mas parece-me que foi de longe, a S. Silvestre de Braga com mais participantes de sempre. Ficaram classificados mais de 1700 atletas. Claro que isto não se compara aos mais de 12.000 que participaram na S. Silvestre do Porto por exemplo, mas numa cidade que até há 2/3 anos não tinha grande adesão a este tipo de eventos, foi bom ver tanta gente a participar.
Esta seria a minha 3ª participação nesta prova, mas com um percurso novo face aos que eu participei. Seriam duas voltas ao mesmo percurso, num total de cerca de 8.6kms.  Não tinha expetativas no que tocava a tempos, pois já não corria a sério há vários meses.

O início foi o costume neste tipo de provas. Parecia que estavam atrasados para as compras de Natal. Um início plano, ligeiramente a descer, em que todo o mundo saiu a a correr feito maluco. Tive o cuidado de não me deixar entusiasmar pela inexperiência/entusiasmo de alguns que me rodeavam, pelo que embora rápido, fui sempre com alguma reserva. A surpresa mesmo assim, era o ritmo a que fiz os kms iniciais.

Por norma consigo fazer inícios rápidos, e depois por volta do km 3, costumo ter uma ligeira quebra (altura em que abafo se não tiver juízo). É geralmente nessa fase, que acuso inícios rápidos acima do que valho no momento, pelo que procurei gerir a partir do km 3. 
O percurso era relativamente plano, com duas subidas relativamente longas, embora com pouca inclinação. Ciente das minhas dificuldades nessas situações, resguardei-me o mais que pude. 
Como devem saber tenho asma, e com o frio que estava, aliado à (pouca) preparação que tinha, minhas pulsações são sempre altas, pelo que basta uma pequena subida para as pulsações dispararem (se tentar manter o mesmo ritmo dos outros).

Sabendo das minhas características, a táctica foi a mesma de sempre. Resguardar nas subidas, recuperar nos instantes seguintes, e tentar atacar mais nas zonas planas ou a descer.
Nunca fui ao limite, excepto na ponta final. Em primeiro lugar por não me sentir confortável em ir a um ritmo que já não fazia há muitos meses (o inicio da tal "dor de burro" que cheguei a ter durante a prova, foi sinal disso), e em segundo lugar por não saber quando é que ia dar o "berro". 


Como podem ver, o inicio de prova foi rápido, muito rápido. Andei sempre abaixo do meu record pessoal aos 10kms. Na 2ª volta, tive ligeira quebra, e não consegui manter a mesma pedalada. Não obstante isso, o tempo final foi muito bom, tendo em conta a preparação que tenho. 
No meu Garmin, deu o tempo final de 00:34:46, com o ritmo médio de 4:13 /km. Pela organização da prova, terminei no  181º lugar, com o tempo oficial de 00:34:54. O primeiro classificado, o atleta Licínio Pimentel, terminou com o tempo de 00:24:48. Levei 10 min do primeiro classificado, o que mostra bem o nível dos participantes desta S. Silvestre, pois 10 min numa distância tão curta, é muita coisa mesmo.

Analisando as duas voltas ao percurso, segundo a organização fiz a primeira volta em 00:17:27 e a segunda em 00:17:27, ou seja, fiz as duas voltas no mesmo tempo Mas não foi assim. Senti uma ligeira quebra na segunda volta, que consegui compensar com a ponta final que fiz, onde dei o que tinha e não tinha, tendo ai recuperado algum tempo e alguns lugares à geral.

Só posso estar satisfeito com o que fiz, tendo em conta a preparação com que estou. Dá-me alento pensar no que possa fazer se me preparar como deve de ser. Mas isso infelizmente, pode ser apenas uma miragem, devido ao meu joelho.

Outra facto positivo desta prova, foi o meu joelho. Não senti qualquer problema durante a prova, e digo-vos soube muito bem não sentir dores. No fim da prova lá se queixou, mas durante não tive problemas.

Momento engraçado da prova
Embora com menos pessoas do que durante o desfile que fiz nessa mesma tarde, estava muita gente a assistir à prova, sobretudo na zona das partidas/chegadas. Quase no final da primeira volta, estou numa zona a descer, que precede uma curva à esquerda, antes da recta da meta. Pois bem, estou ali a descer, com a pica própria de ver um mar de pessoas à minha frente, quando todo o mundo há minha frente começa a bater palmas, e a dar força de uma maneira muito entusiástica. Eu fico meio parvo com aquilo "tipo o que é isto???", quando logo a seguir, vejo a razão para tanto entusiasmo. Passa por mim um jovem atleta, e quando digo jovem é mesmo jovem. Não devia ter mais de 10/12 anos. Os aplausos eram para ele e mais outro puto que vinha atrás dele. Foi um regalo ver os míudos a correr com tanto entusiasmo. 
Nota: Para que conste além da corrida de 8.6kms, havia outra com uma volta apenas. Estes meninos estavam a participar nessa prova ok?? :)

Obrigado pela força. Boas corridas

Comente com o Facebook: