terça-feira, 27 de outubro de 2015

3º Trail Santa Catarina

Após mais de um ano sem participar numa prova de Trail, foi com grande prazer que voltei a correr num monte, no 3º Trail de Santa Catarina, num total de 15 kms. Após recuperar das emoções de voltar a fazer algo que adoro, aqui vai o rescaldo desse regresso.


O que me esperava
Uma prova que nunca fiz antes, o Trail de Santa Catarina, em Famalicão, organizado pela Fama Runners. Havia três distâncias à escolha. Uma caminhada de 8kms, o trail de 15kms, e outro de 25kms.
Eu optei pela de 15kms. Porquê? Basicamente por não ter preparação para mais. Voltei aos treinos em Agosto, sem grandes preocupações com planos de treino, nem em andar com objetivos concretos em mente. A ideia foi de voltar aos poucos, e não pensar em nada de monta, até ao final do ano, pois não sei o que me espera no futuro próximo. Não sei como vai reagir o joelho a distâncias e cargas maiores, pelo que estou a levar isto com calma.

Como correu

A altimetria não engana. Não foram 15kms, mas sim 17kms no total. E bem puxados (para a distância que foi) por sinal. Tinha muitos participantes, pelo que sabia que não ia estar sozinho. Logo no inicio da prova, uma subida difícil. Como parti com calma, fiquei surpreso por ver todo o mundo à minha volta a fazer a subida a passo, mas isso era fácil de perceber porquê. Os mais rápido já lá iam :)

Era uma subida dura, mas consegui fazê-la toda a correr. Depois disso entramos num carrocel de sobe e desce, sempre com inclinações interessantes.
Algo interessante para mim, é que embora não tenha feito muitos trails, este foi o primeiro que fiz sozinho. Todos os outros fiz em grupo, pelo que nunca fui ao meu máximo. Desta vez não foi assim. Tive oportunidade de correr mais à frente, e aprender algumas coisas. Uma das coisas que notei foi o facto de os colegas à minha volta nas subidas mais ingrimes irem a passo. Eu, pelo contrário, fiz os primeiros kms sempre a correr. Mas chegava ao final da subida ofegante, como que abafava, e no fim das subidas/descidas, eles acabavam conseguindo estar mais à frente, pelo que optei por fazer o mesmo que eles. Claro que se tivesse outra preparação, faria tudo a correr, mas não era o caso, pelo que acho que esta estratégia foi a mais acertada, pois poupei alguma energia.

Depois do primeiro ponto de abastecimento, descemos muito. Tempo para relembrar as sensações de descer rápido. Fui sempre com colegas à frente ou atrás, o que me deu muita pica. Senti um prazer e gozo enorme.

História engraçada foi ao chegar à zona de reforço. Estávamos a descer, vemos o reforço e quando nos preparávamos para atacar a mesa, alguém diz "ainda não é tempo de reforço, tem que continuar o percurso, dar a volta e depois sim... mas é rápido... são 5 min...". 5 min o tanas!!! Levou bem mais que isso, e pior com subidas complicadas. Mas depois lá chegamos ao reforço, até soube melhor.
Procurei não perder muito tempo. Comi alguma coisa, e levei meia banana comigo, e lá segui, cheio de vontade de continuar a luta.

Depois do reforço, apanhamos o segundo grande cume da prova, e foi aqui que minha preparação insuficiente se começou a notar. Senti uma ligeira quebra perto dos 7kms que consegui ultrapassar, e depois senti outra quebra, pouco depois dos 11kms. E desta vez não consegui reagir tão bem, e no resto da subida perdi ritmo.
E foi assim o resto da prova. Tentar gerir nas subidas, para recuperar nas descidas. Por norma, conseguia descer mais rápido que os outros à minha volta, e embora não desse para compensar o tempo perdido nas subidas, deu para me manter bem colocado.

 2ª parte da prova
A partir dos 13kms apanhamos sobretudo descidas, e ai diverti-me imenso. Passamos muitos participantes que estavam a fazer a caminhada, e com os trilhos espetaculares que tinha à disposição, não me fiz de rogado. Acelerei o passo e divertir-me muito. Tinha algumas zonas perigosas, deu para apanhar alguns sustos, mas nunca cai. Dá sempre alguma pica passar pelas pessoas em ritmo acelerado.. "cuidado... esquerda.. direita..". Sabe bem :)

Parte final
Antes da prova, pensava que iam ser 15 kms, pelo que quando cheguei perto dessa distância, enchi-me de ânimo e puxei também nas subidas que ia apanhando. Mas como depois constatei, eram 17kms e não 15kms. Tive dificuldades nesse período. Os pés a não se darem bem com as palmilhas, e com uma subida quase no fim, que não consegui mesmo evitar fazer a passo. Foi um final que custou mais, pois como se diz na gíria, já tinha dado o berro. Depois lá chegamos ao fim. 

Terminei num honroso 53º lugar, com o tempo oficial de 01:53:43. O primeiro classificado fez 01:27:50.

E o joelho
Sentimento agridoce. Por um lado, não senti qualquer dor na parte de trás, onde tive problemas no início do ano. Mas antes e após o trail tive algumas sensações esquisitas, noutras zonas do mesmo joelho. Já me disseram que podia ser psicológico, mas não acredito. O que senti foi real. Como treinei nos dois dias anteriores à prova, isso pode ter influenciado o que senti. Como pode ter sido por outras razões.
Tenho a perfeita consciência que nunca estarei a 100%, sobretudo devido à questão da pronação, pelo que resta-me continuar a trabalhar ao nível de reforço muscular, para minimizar possíveis problemas. Pretendo levar isto até onde der.

Saldo final
Claramente positivo. Achei a prova muito bem organizada, com um staff numeroso, simpático e prestável. Os trilhos estavam muito bem marcados, e tinham de tudo um pouco. A partida/chegada foi numa escola local, e fizeram bem em usar um pavilhão para receber as pessoas no fim, pois protegeu-nos do frio e escuro.
Unica sugestão que faço para provas do género, é haver um chaveiro para os atletas. 

Que vem ai?
Em Novembro tenho já confirmado mais dois trails. Um de 18kms e outro de 22kms. É sobretudo competindo que não só evoluímos, como ganhamos motivação.

Fiquem bem :)

Comente com o Facebook: