sexta-feira, 6 de março de 2015

Review Adidas Supernova Glide 6 Boost

Hoje, não só acordei com vontade de correr para aproveitar este tempo maravilhoso, mas também com vontade de escrever. Demorei 5s a decidir sobre o que ia escrever. "Vou fazer a minha primeira review a umas sapatilhas". Após o unboxing, deixei passar umas semanas, infelizmente pouco ativas no que toca a treinos/corridas, e agora, com quase 100kms feitos, já posso dar minha impressão inicial.


Tenho receio que não saia uma review interessante. Por um lado será a primeira, e por outro, não só tenho corrido pouco. Como quando corro, foco-me sobretudo na lesão que tenho no joelho esquerdo, pelo que não tenho prestado tanta atenção às sensações que as sapatilhas transmitem.

As sapatilhas Adidas sempre foram caras. Deve ter sido há mais de 15 anos que comprei meu ultimo par. E comparando com a concorrência direta, as Adidas são por norma mais caras. Ao serem mais caras, têm forçosamente que ser melhores. E por isso nós temos que ser mais exigentes a meu ver.

Sendo a 6ª geração, as Supernova Boost Glide 6 M (que nome grande) representam um passo em frente ao nível da tecnologia empregue, face às antecessoras. O nome Glide indicia isso mesmo. Pela primeira vez, passa a incorporar a tecnologia Boost. Não fazia ideia do que era isto da tecnologia Boost, pelo que pesquisei um pouco.

Caraterísticas
A tecnologia Boost promete muito. Impulsão, resistência às temperaturas e uma grande durabilidade. Além disso, oferece estabilidade, amortecimento, reatividade e leveza.  Supostamente oferece um maior conforto na passada, e um amortecimento que não só permite um maior conforto na passada, como proporciona um maior retorno de energia após o impacto. Energia essa que nos ajuda na passada seguinte. 
Por norma após cada treino/corrida, devemos deixar as sapatilhas repousar umas horas antes de usar de novo. Isso permite que tudo volte ao seu lugar. Com a tecnologia Boost isso não é necessário. Tudo volta ao seu lugar quase instantaneamente. E melhor ainda, não perde as caraterísticas de amortecimento tão rápido como outras. A Adidas garante que permanecem iguais durante o período de utilização das sapatilhas.

Não vou estar aqui a dar detalhes mais técnicos sobre a tecnologia Boost. Não percebo nada disso, e iria estar apenas a transcrever informação extraída de outros sites. Mas vou deixar esta foto que achei interessantíssima. Existe muita tecnologia empregue nestas sapatilhas. Muito mais do que nós imaginámos.


Sola
A sola é uma das características mais interessantes destas sapatilhas. Foi desenvolvida pela Continental e garante uma aderência enorme em qualquer circunstância, e com uma durabilidade superior. 
No que toca à aderência, tendo corrido sempre em estrada/passadeira, pelo que não consigo falar muito sobre a aderência. Do que vi até agora, nada a apontar. Parecem novas!
Quanto à durabilidade. Com perto de 100km efetuados, não dá para auferir muito também, mas a ser verdade o que a Adidas diz, até ai estamos bem servidos. 
.

Minhas impressões...
Para começar acho-as lindas. Tem um design aparentemente simples, mas onde tudo encaixa bem. Estão cheias de detalhes deliciosos. Uma enorme qualidade de construção. Tenho o problema de "comer muito com os olhos" nestas coisas, mas a verdade é que acho-as mesmo lindas. 
Outra coisa que achei engraçado é a parte branca acima da sola. Aquilo parece mesmo esferovite. Dá-lhe um aspeto mais frágil. Fragilidade quem em momento algum senti na realidade. Temo que com o uso esta parte vá ficando escura/suja, mas isso é uma consequência própria de qualquer sapatilha de cor branca.

Antes de as comprar tive o cuidado de as experimentar na loja, e desde o primeiro instante adorei o feeling. Tudo encaixa na perfeição, e mesmo a caminhar sente-se e bem o amortecimento que tem. São muito confortáveis. Apesar de serem neutras, achei-as rijas qb mesmo nas laterais, o pé encaixa muito bem.

Como é a correr...
Visto que as comprei praticamente ao mesmo tempo das Nike Lunar Glide 6, tenho alternado entre uma e outra, o que ajuda a realçar qualquer diferença que possa haver, pois tenho bem presente as sensações que tenho com o outro par. 
As Nike Lunar Glide 6 ainda não consigo gostar tanto, como gostava das Nike Lunar Glide 4. Dizem que o amortecimento melhora com os kms, mas para já estou a gostar mais das Adidas. Desde o primeiro instante senti um enorme conforto, um amortecimento maior, sem necessidade de ajustar o quer que seja.
Quando à questão da reutilização da energia causada após cada passada, nos impulsionar para a frente. Não sei se por falta de sensibilidade minha, ou por não ter corrido a um ritmo alto., não senti nada de especial nesse capítulo. Achei o amortecimento muito similar ao que tinha com as Nike Lunar Glide 4. Diferente, mas muito parecido. 

Senti uma rigidez extra na zona do calcanhar, mas uma rigidez que não me causou qualquer problema. Apenas sinto que a sapatilha não "cede" após cada passada. Sente-se que fica onde está, mas conseguindo absorver todo o impacto. Tenho tido problemas com o joelho, mas no que toca ao pé em si, não tive qualquer queixa para já.

Tenho pena de não ter feito uma corrida de 20kms ou mais, a um ritmo alto. Se tivesse, podia ver como se portavam em distâncias maiores. Mas tudo aponta para que seja uma sapatilha realmente capaz de servir tanto em distâncias curtas como em distâncias longas. Tentar ser bom em tudo é mais difícil que ser bom apenas num aspeto em particular. Mas estas Adidas, são bem capazes de ser uma exceção a essa regra.

Conclusão
Antes de as comprar e experimentar, se tivesse que escolher entre as Nike e as Adidas, escolheria as Nike. Mas se fosse agora, iria para as Adidas sem duvida. Sempre que quero fazer um treino mais longo, pego nas Adidas. Não sei como será quando tiver mais 100kms feitos em cada uma delas, mas para já, minha preferência vai toda para as Adidas.

Se conseguir recuperar da lesão, e voltar a um regime normal de treinos/corridas, conto fazer nova review, só para confirmar o que não pude agora.

Comente com o Facebook: