quarta-feira, 25 de março de 2015

Parte 12 - Fim da viagem

Entrei nesta semana de treinos muito motivado. Fresco de melhorar meu record pessoal aos 10kms, estava disposto a recuperar parte do que perdi ao nível de preparação, pelo que pretendia aumentar o volume de treino. 
Esta semana, marcava o inicio da Fase IV do plano de treinos - Simulação de competição. Previa três treinos, o último dos quais com 30 kms. Se esse treino corresse sem problemas, significaria luz verde para a Maratona. Se corresse mal... game-over. 
Infelizmente, acabou sendo game-over.


Por um lado, não faz grande sentido fazer o report semanal,visto que já não vou fazer a Maratona. Mas não acho que isso seria correto. Minhas corridas terminaram. Pelo menos até saber o que tenho no joelho, e curar de vez (assim o espero) essa lesão. Não vejo porque não devo partilhar minha última semana de treinos com vocês. Mesmo se o desfecho final não foi o pretendido.

No plano inicial tinha plevisto fazer três treinos, como de costume. Uma sessão de jogging de 5kms, outra de 13.5km em ritmo rápido, e por fim 30km a ritmo de competição. Mas mal entrei na semana decidi que ia treinar mais vezes e por mais kms. Experimentei pela primeira vez fazer dois treinos no mesmo dia inclusive.


Análise...
Esta semana marcou o início da Fase IV do plano de treinos - Simulação de Competição. É aqui que um corredor começa a ter real noção de como está sua preparação, e que resultados as fases anteriores trouxeram à sua forma.
Fazer 30kms num treino não é pera doce. E mesmo que não corra tão bem quanto o desejado, o corredor ainda pode melhorar suas expetativas para a Maratona. Ainda tem algum tempo para corrigir algo que não esteja bem, embora sem milagres claro.

1º treino - 19km 05:54
Experimentei pela primeira vez fazer dois treinos no mesmo dia. Já tinha falado do treino segmentado aqui no blog. Confesso que esperava com alguma ansiedade, pela "autorização" do joelho para experimentar.
No plano tinha previsto fazer um sessão de jogging, pelo que optei por fazer isso mesmo, apenas com mais kms. Dividi o treino em duas partes. Acordei bem cedo, fui para o gym, e corri 10kms a um ritmo médio de 06:00. Custou imenso acordar, que sono! Depois os primeiros kms também custaram, mesmo a uma velocidade bem lenta. Mas, ao fim de 20min, o corpo começou a dar sensações melhores, e acelerei um pouco no fim, para acabar com uma média redonda, 06:00.
Depois do trabalho fiz a segunda parte do treino. Pretendia fazer 10kms de novo, mas por falta de tempo acabei fazendo 9kms, embora a um ritmo mais rápido que no treino matinal. 

2º treino - 20km 05:21
Exatamente o mesmo treino, apenas com mais 1km no total. De manhã fiz novamente 60min a um ritmo médio de 06:00. Acho que não faz sentido puxar muito de manhã.
Já de tarde puxei bem mais. O ritmo final combinado foi de 05:21.
Embora só tenha feito dois treinos, o que faz com que qualquer opinião/impressão, não possa ser conclusiva. Só tenho a dizer bem deste tipo de treino. Por um lado, consegui ter tempo para recuperar, e por outro permitiu-me fazer uma distância, que se tivesse que fazer de uma vez só:
A - Seria complicado por falta de tempo
B - Provocaria maior desgaste/cansaço

Para já, posso dizer que sou fã.

3º treino - 5km 06:00
Não estava previsto, mas decidi fazer um treino de recuperação, no final do trabalho de ginásio que fiz pós-trabalho. Senti algum cansaço, mas de resto tudo ok.

4º treino - 17.1km 05:29
Este seria em qualquer circunstância o treino decisivo para a Maratona. Seria aqui que iria ter noção do nível da minha preparação. Seria aqui que o tom das minhas expetativas para a prova, iriam ficar definidas.
Seria o primeiro de dois treinos de longa distância, na fase IV. O segundo treino, como é fácil de perceber, já não vou fazer. Mas seria de 35km.

Voltando ao treino, tinha que fazer 30km a um ritmo médio de 05:00. Comecei o treino animado e calmo. Estava ciente que jamais ia conseguir fazer uma Maratona completa a 05:00, pelo que não me preocupei muito em tentar manter esse ritmo. A única coisa que queria, era cumprir a distância a um ritmo estável, e sem dores no joelho.
Tudo corria bem até ao km 10 mais ou menos. O joelho começou a dar sinal de vida. Ultimamente, quando dava sinal de vida, a dor era perfeitamente suportável. Desde que não acelerasse o ritmo. E assim fiz. Mantive-me ali entre os 05:20/05:30 por km. Infelizmente algures entre o km 14/15 a dor começou a piorar. E entrei numa fase para.. alonga.. continua. Exatamente como no treino que fiz 3 semanas antes.
Parei uma última vez, alonguei e depois fiz uma derradeira tentativa do tipo "mind over body". Tratei de cerrar dentes e "dizer" ao joelho que quem mandava ali era eu, e não ele. Tentativa estupida, e claro, sem qualquer sucesso. E pronto. Ao km 17 decidi parar e render-me às evidências. A ida à Maratona da Corunha 2015, ficou cancelada naquele momento.
Já partilhei com vocês em detalhe a decisão que fui forçado a tomar aqui, pelo que não vou voltar a repetir-me. É uma pena que assim seja, fiquei frustrado e sobretudo desapontado. Mas também procurei não lhe dar muita importância, até porque não resolve nada. A vida continua, e há-de haver mais oportunidades.
Já tenho exames adicionais marcados, e vou tentar chegar ao fundo desta questão, esperando que aja uma solução definitiva para o meu problema. Até lá, não volto a correr.

E agora...
Não perdi tempo. Além de tratar de obter respostas para a lesão, decidi mudar meu focus para o ciclismo/btt. Desde o inicio do ano praticamente só corri, pelo que a nível de preparação para ciclismo/btt, estou obviamente muito mal. Vou agora começar a treinar, e procurar aos poucos melhorar minha forma.
Sinto um vazio confesso. Penso que isso advém de ter deixado de ter um objetivo traçado. É fundamental termos um alvo. Algo que queiramos atingir. Faz toda a diferença no que toca à motivação.
Vou voltar aos treinos com calma, e procurar provas para participar. De momento tenho apenas um objetivo. Adquirir forma suficiente para fazer as provas em bom nível. Bom nível para mim, passa por não sofrer como um animal. Quando não estamos preparados para algo sofremos. Não quero isso. Apenas quero estar a bom nível, enquanto recupero o ânimo.

Gosto das duas modalidades, mas prefiro correr. Prefiro correr porque, mesmo com 30.000 pessoas a correr contigo, acaba sendo sempre uma corrida entre tu e o relógio. Ok, o ciclismo/btt é exatamente o mesmo nesse aspeto, mas considero que a corrida é diferente. As distâncias são fixas, muda apenas a dificuldade das mesmas. É mais fácil medir um sucesso/insucesso. Vou sentir falta disso! Estava mesmo motivado para fazer minha primeira Maratona em 2015. E também estava motivado tentar fazer 10kms em menos de 40min. Tudo isso terá que ser adiado no entanto.

E o blog?
Quando escrevi aqui que iria cancelar minha participação na Maratona da Corunha, falei um pouco acerca questão. Não sabia se iria continuar com o blog ou não. O blog é recente, e continua a ser pouco conhecido. A ausência de comentários à maioria dos posts, leva-me a pensar que não gera interesse, talvez por não ter qualidade suficiente não sei.
Mas, por outro lado, tenho recebido alguns contatos privados. Uns a dar força, outros a colocar questões, pelo que vou manter o blog. Considero que a minha viagem até minha primeira Maratona não acabou. Apenas foi adiada. E por esse motivo, e pelas pessoas que me acompanham, vou tentar continuar com o blog. Não sei em que moldes ainda. Conto que o tempo me ajude nisso.

Espero poder contar com o vosso apoio. Já que decidi criar um blog, quero tratá-lo como a corrida. Melhorar sempre que possível. Vossas dicas/criticas são bem-vindas. Estamos aqui para aprender.

Costumava despedir-me com um "Faltam X dias", despedida que agora não faz grande sentido. Mas  sabem que mais? Vou manter essa despedida!

Faltam X dias...

Comente com o Facebook: