terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Parte 7 - Paragem forçada

Ultimas semanas tem sido complicadas para mim. Muito trabalho por um lado, e problemas com o joelho esquerdo pelo outro. E após várias semanas a acabar treinos a coxear, sem saber o que tinha, esta semana fui em busca de respostas. Respostas que acabaram por me obrigaram a parar meus treinos.


A semana anterior já havia sido complicada. Sabia que não podia continuar assim, só iria agravar meu problema. Tinha agendado uma ecografia e uma consulta com fisioterapeuta, para tentar perceber o que se passava com o meu joelho.


Análise...
Esta semana era a última da Fase II, que tinha o objetivo de aumentar meu ritmo. Por ser a última, era uma semana basicamente de recuperação, com dois treinos a um ritmo confortável, e uma sessão de jogging pelo meio. Como estava mal do joelho nem planeei fazer um treino intervalado.

1º treino - 9km 05:35/05:02
O treino em si não apresentava nada de especial. Fiz-lo na passadeira onde não senti grandes problemas, à parte algumas sensações esquisitas no joelho. Mas como meus problemas sentem-se sobretudo quando corro na estrada, não foi nada demais.

2º treino - 5km 06:00 + 3º treino - 9km 05:35/05:02
Acabei não os fazendo. Após a consulta com o fisioterapeuta, fiquei a saber qual é o meu problema (podem saber mais aqui). Além de trabalho específico que terei que fazer para contornar as limitações que tenho nas zonas circundantes aos joelhos, foi-me recomendado também parar pelo menos uma semana.
Não só foi chato ter que parar, como me impediu de participar na primeira corrida do ano, onde queria ver como estavam as pernas em ambiente competitivo. Hesitei até à ultima entre ir ou não ir, mas acabei por tomar a melhor decisão penso. Haverá mais corridas.

O único ponto positivo de ter que parar, é que permitiu-me descansar um pouco. Aproveitei para pôr o sono um pouco em dia. Além disso fico um pouco aliviado por ter sido numa semana de recuperação, pelo que não perdi assim tanto. Claro que isto de nada vale se quando retomar os treinos (será hoje mesmo) continuar a sentir os mesmos problemas.

Próximos tempos...
Procurei não perder tempo com a lesão. Como sabem comecei há poucas semanas a investir mais em treinos de reforço muscular e elasticidade/flexibilidade. Ao saber ao certo o que tinha, investi ainda mais nesses treinos. Apesar de tudo estou motivado para fazer o que posso para ultrapassar esta lesão.
Embora tente não pensar nisso, obviamente estou preocupado com a possibilidade de não poder fazer a Maratona. Começo a pensar que as horas/kms que estou a fazer por semana possam ser insuficientes para fazer uma Maratona em 4/5h, pelo que andava a "namorar" a ideia de fazer não quatro, mas cinco a seis treinos por semana. Dois de manhã e quatro durante o dia. Mas com este problema, tudoisso caiu para segundo plano.
Hoje farei uma sessão de jogging, mas o verdadeiro teste será, amanhã, quando correr na estrada. Tento manter uma atitude positiva o tempo todo, mas a probabilidade de continuar com o mesmo problema é grande. O fisioterapeuta recomendou parar uma a duas semanas. Eu parei uma apenas, pelo que pode ser pouco. Vamos ver...

Desejem-me sorte :)

Faltam 60 dias...

Comente com o Facebook: