segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Motivação para correr

Este blog é muito recente. É pouco conhecido e naturalmente ainda (espero) tem poucos seguidores, pelo que não espero que este artigo chegue a muitos atletas.
Mas tenho esperança que no futuro não seja assim. E se de entre os colegas que lerem este artigo, houve um que seja que se reveja aqui, óptimo!


Traçar objetivos
Cada vez mais estou convencido que ao estabelecer objetivos.. ao estabelecer metas.. estámos a fazer muito pela nossa motivação. É uma daquelas coisas que li e ouvi várias vezes. Mas também me parece ser daquelas coisas que só acreditámos mesmo, quando as sentimos na pele. Esta semana tive mais um exemplo nesse sentido.
Como já disse anteriormente, estou a passar um período em que tem sido sobretudo trabalhar.. comer.. treinar quando pode.. e dormir o possível. Não tenho tido tempo para descansar e sinto no corpo e pernas esse cansaço acumulado. Um cansaço que não me parece vir do treino em si, mas da combinação de muito trabalho e pouco descanso. Até tempo e disposição para escrever artigos que tinha planeado me tem faltado.

Na passada 5ª feira trabalhei cerca de 10h30. Um projeto importante na empresa. Sai perto das 20:00.. cansado.. fisica e mentalmente. Nesse dia não estava planeado correr, pelo que tive que decidir se ia ao ginásio ou não. Optei por ir direto para casa.
Dia seguinte tudo igual. Nova maratona na empresa. Novamente a sair por volta das 20:00.. talvez ainda mais fatigado que no dia anterior. A diferença é que era dia de correr. E desta vez minha decisão foi diferente. Optei por correr. Como estava muito frio, optei por recorrer a uma passadeira no ginásio.

A história não acaba aqui...
No dia seguinte, nova jornada de trabalho. De novo na empresa, onde entrei por volta da 08:30 e sai perto das 15:00, já atrasado para uma Associação onde colaboro, de onde só sai perto das 21:00.
Domingo de manhã de novo na Associação a trabalhar, onde neste preciso momento aproveito uma pausa para escrever este artigo.

Tudo isto para dizer o quê...
Em primeiro lugar não quero passar a imagem de um coitadinho ou desgraçadinho. A vida é assim mesmo! Trabalho é trabalho... mais vale ter muito que nenhum!
A mensagem que eu gostaria de passar é esta:

Hoje é Domingo, dia 6 de Fevereiro de 2015. São 14:10 e devo sair da Associação daqui a uns 30min. Desde o ínicio do ano tive apenas um dia livre. Apenas um dia sem trabalhar. Estou cansado.. durmo pouco.. doi-me as pernas.. as costas.. e só me apetece almoçar.. descansar e não fazer mais nada o resto do dia.. 
Mas hoje é dia de treino! Por sinal o mais longo da semana (como sempre são os treinos de Domingo), com 18kms. E que vou fazer? Correr!! O merecido descanso terá que esperar mais 2 horas. Vai custar de certeza, mas tudo farei para conseguir fazer os 18 kms.

Muito dificilmente faria isto noutra altura qualquer. E pergunto-me de onde vem esta motivação.. Sinto que é sobretudo uma questão de consciêmcia. Não ganho nada com isto.. Quanto muito mais cansaço.. e talvez mais um pouco de preparação (assim o espero). Por outro lado sei perfeitamente que existem milhares de atletas que fazem estes sacrifícios e muitos mais. Mas como é óbvio, estou a falar apenas de mim.

Conclusão
Desde que iniciei a minha preparação, aindan ão falhei um treino que tivesse planeado fazer. Por mais cansado que estivesse. A motivação tem sido fundamental nisso. Ter uma cruz no calendário para o dia da prova.. ter um plano de treinos para seguir.. mais a consciência que já falei.. isto tudo junto, tem ajudado imenso na minha motivação.. tem ajudado a não falhar objetivos traçados.. tem ajudado a não deixar para amanhã o que era suposto fazer hoje.
Por isso, a mensagem que quero passar é simples. Sempre que possível tracem objetivos ambiciosos. Algo que vai exigir mais de vocês. Algo que vos cative e puxe. Acredito que vos ajudará imenso a conseguir treinar, sobretudo naqueles dias em que vos apetece tudo menos isso.

Um abraço para todos.

Comente com o Facebook: