domingo, 15 de fevereiro de 2015

A lesão

As lesões fazem parte da vida de qualquer atleta. Seja ele profissional ou amador. A grande diferença entre ambos é que o profissional tem acompanhamento, enquanto a maioria dos amadores só conta consigo mesmo. Isso faz toda a diferença nestas coisas, e desta vez tocou a mim.

Se tudo estivesse a correr como planeado, estaria agora a recuperar da primeira corrida do ano. Mas tal não aconteceu. Tive mesmo que deixar passar esta prova. Que se passou?
Procura pela causa dos problemas no joelho

Como sabem tenho tido problemas com o joelho esquerdo. Sempre que faço um treino na estrada, ou sinto problemas durante a corrida e fico meio coxo no fim, ou quando termino, à medida que vou arrefecendo o joelho piora e lá fico meio coxo na mesma. Com gelo, Voltaren e alongamentos em menos de dois dias fico bem.
Obviamente andar assim não é solução, pelo que esta semana fiz um exame e uma consulta de fisioterapia. O exame foi uma ecografia ao joelho. Resultado foi nulo. Não foi detetado Cisto de Baker ou qualquer outra tipo de lesão. Estava lançada a duvida.
No mesmo dia fui a um fisioterapeuta na Clinica TrataPé. Fez-me um exame completo e no que toca a ligamentos ou menisco não viu qualquer problema. No entanto, conseguiu identificar a raiz do problema. Infelizmente não consigo lembrar 1% dos termos técnicos usou, mas meu problema aparenta ser uma conjugação de factores:
  • Pouca flexibilidade nas pernas.
  • Musculos muito tensos, sobretudo nos gémeos e parte de trás das coisas. 
  • Rótula ligeiramente para fora (bem que me diziam ao longo dos anos que meus joelhos não tinham um aspeto normal). Até ficou admirado por não ter dores numa zona em partiuclar do joelho. Por ventura a causa principal dos meus problemas vem daqui, o resto vem atrás.
  • Musculos pouco desenvolvidos em duas zonas das pernas, creio que o vasto interno (quadriceps) e os isquiotibiais na parte de trás da coxa.
Solução definitiva? Parece não haver. Pelo menos enquanto correr, terei que fazer um trabalho continuo de reforço muscular, flexibilidade, elasticidade e também receber massagens regulares para reduzir a tensão muscular.

Recomendou alguns exercicios para aumentar minha flexibilidade, bem como exercícios para atacar aquelas zonas musculares quee suportam o joelho. Além disso deu a entender que se calhar devia deixar-me disto das corridas. Mas isso não é solução para o meu problema. Não vou desistir sem dar luta.



E agora...

Hoje, 15 de Fevereiro de 2015, devia ter sido a minha primeira prova do ano. Entrei na semana entusiasmado, para ver o que meus treinos me iam proporcionar numa corrida a sério. O fisioterapeuta recomendou parar uma a duas semanas. Já só tinha treinado uma vez durante a semana toda, e hesitei até ao ultimo momento entre ir ou não ir. Optei por não ir. Como podem imaginar, foi uma decisão que custou a tomar.

Custa não estar a por kms nas pernas, quando tenho a Maratona a apenas dois meses de distância. Próxima semana marca o arranque da fase de aumentar o volume, e fazer mais kms em cada treino. O não estar a treinar e o não saber quando estarei em condições de conseguir fazer um treino sem acabar a coxear, apoquentam minha mente. Por não saber quando ficarei apto a treinar normalmente, a própria participação na Maratona da Corunha está em risco, outra coisa que não quero mesmo que aconteça.
Não perdi tempo no entanto! Esta semana fiz quatro treinos de pernas. Dois de flexibilidade/elasticidade e dois de reforço muscular. Ontem por exemplo, comecei a fazer exercícios de pernas que não fazia desde os tempos do CrossFit. Não fiz cargas exageradas, mas ainda agora tenho as pernas a fazer-me sentir, que lhes exigi esforços a que já não estavam habituados. Sempre que dámos estimulos diferentes aos nossos músculos, eles ressentem-se, por isso convém mesmo entrar com calma em modalidades/exercícios diferentes.

Próxima 3ª feira marcará uma semana desde que corri pela ultima vez. Tentarei correr para ver como me sinto. Comprei uma proteção para o joelho que sinceramente penso ser mais adequada para proteção de ligamentos. Vamos ver como me adapto a ter um objeto estranho no joelho (nunca corri com nada disto), e sobretudo se ajuda um pouco que seja.


Paralelamente irei investir cada vez mais nos treinos de pernas e em aulas de cycling. Apesar de ser uma modalidade diferente, também trabalha a parte cardiovascular. Quero tentar minimizar ao máximo as perdas que tenho ao não treinar normalmente.

E pronto, agora sabem o que passou esta semana com os exames que fiz, e qual o meu estado de espírito no momento. Chateado.. peso na consciência por não estar a treinar.. preocupado.. frustrado.. mas disposto a não desistir. 
O objetivo deste blog é partilhar tudo o que tenha a ver com a preparação para a Maratona, seja bom ou mau. Espero que o destino não seja engraçado, ao ponto de o fim desta viagem, não culminar com a participação na Maratona.

Boa semana para vocês.

Comente com o Facebook: